Encontre dicas de brincadeiras,
vídeos, sites, receitas e muito mais!

Dica da semana

Os museus são espaços que proporcionam novas experiências para as crianças. Convidamos a conhecer a casa de um grande artista brasileiro, Cândido Portinari, transformada em museu. Através de um tour virtual é possível acessar de forma interativa as obras do artista, os cômodos da casa, a decoração e mobília, bem como informações e curiosidades sobre a vida dele.


O Ebook "A infância (que) conta" reúne os relatos de diversas crianças sobre as suas vivências durante o período de pandemia. Nas palavras de Sônia Kramer, "Nas breves histórias que contam, falam de si, de seus gostos, medos, expectativas, ansiedades, da mudança de sonhos; do tempo e do lugar em que estamos, diante de situações nunca imaginadas; de sua imagem de família, de escola e de infância.


Que tal fazer um filme? A professora Waleska nos ensinará como fazer uma animação de recorte em casa. Essa oficina foi apresentada na 19ª Mostra de Cinema Infantil, da cidade de Florianópolis. 


O "Astrolab", programa da TV UNESP, realizado em parceria com o Observatório Astronômico "Lionel José Andriatto" da UNESP Bauru, apresenta uma série de vídeos curtos com a participação de pesquisadores que explicam "curiosidades, dados, teorias e novidades da astronomia com uma linguagem acessível, para curiosos de todas as idades!"


O Ludo Educativo é uma iniciativa conjunta da Aptor Games, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos 11 centros de excelência da FAPESP, e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN). Com realização da equipe da Aptor Software, criou-se um portal de jogos educativos gratuitos com o intuito de tornar a educação algo mais divertido.


De 10 a 18 de abril acontece no formato virtual o 12° Festival Escolar de Cinema, uma realização do Programa de Alfabetização Audiovisual, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. São 16 curtas brasileiros organizados em 4 eixos temáticos, sendo um deles "Cinema, Infâncias e Imaginação" que "apresenta histórias protagonizadas por crianças com muita personalidade e cheias de imaginação".

No Inaturalist você pode pesquisar espécies animais e vegetais encontradas por pessoas de diversos lugares.




Ginja é uma série infantil que tem como objetivo falar com as crianças sobre as emoções. É indicada para crianças entre 5 e 10 anos e conta com cerca de 36 episódios com duração de 5-10 minutos, além de diversas atividades e podcasts. 


O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Por meio do Google Arts & Culture é possível acessar virtualmente diversas exposições que acontecem no local.



O MINAS FAZ CIÊNCIA INFANTIL é um portal de notícias sobre Ciência, Tecnologia e Inovação que traz novidades, debates e curiosidades sobre a área, com foco no que está sendo desenvolvido em todo o mundo mas, principalmente, em terras mineiras.  

Povos Indígenas no Brasil Mirim tem como objetivo apresentar a diversidade de povos, romper com a idéia de "todos os índios são iguais" e despertar o interesse e o respeito das crianças às culturas indígenas existentes no Brasil. Tudo isso escrito em linguagem acessível ao público infanto-juvenil.


Carta aos meninos e às meninas em tempos de COVID-19

Vamos conversar sobre o que está acontecendo no planeta? A carta às meninas e aos meninos em tempos de COVID-19 é um convite para tentarmos entender juntos a nossa nova realidade. Assista à animação ou leia a carta!


Podcast "Pequenos Diálogos"

Curtametragem: IAN


Yoga para crianças - Alessandra Geraldi

Conheça a professora Alessandra, que apresenta de maneira lúdica o yoga para crianças e adolescentes.

Meditação guiada para crianças

Visite o canal Yooop, que apresenta uma série de vídeos com meditações guiadas para ajudar no relaxamento das crianças.


Revista Manga de Vento

A Manga de Vento é uma revista digital que tem por objetivo apresentar temas da atualidade para as crianças. Para conhecer a revista, você pode ler as quatro primeiras edições, assim como o conteúdo aberto a não assinantes, disponível na primeira página do site.

Canais de YouTube de receitas culinárias para crianças: 

Universidade das Crianças UFMG é um projeto de divulgação científica, que trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros. Lá você vai encontrar diversas animações sobre temas como corpo humano, animais, plantas, astronomia e outros assuntos. 

A Web TV, vinculada à Fundação Parque Zoológico de São Paulo, possui um conteúdo totalmente focado na educação ambiental. Na grade você encontra curiosidades sobre animais, iniciativas e ações para a conservação. Além disso, tem acesso aos bastidores do maior Zoológico do Brasil e ao extenso banco sobre a temática ambiental e sobre fauna silvestre, com reportagens, matérias e fotos.